Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: DETERMINANTES ESPACIAIS DA CRIMINALIDADE NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Autor(es): IGOR DA SILVA CARVALHO
Colaborador(es): PEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZA - Orientador
Catalogação: 16/DEZ/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=74581@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74581
Resumo:
Esta monografia investiga os determinantes espaciais da criminalidade na cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de desenvolver um modelo econométrico capaz de prever eventos criminais em unidades de área de 250m x 250m para um período do dia à frente. Utilizando dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) e do Instituto Igarapé, o trabalho aborda desde o tratamento e georreferenciamento dos dados até a implementação de modelos preditivos que incorporam defasagens temporais e espaciais. Os resultados indicam que modelos simples, como o asLag1, que utiliza o número de crimes do período anterior como previsão, apresentam melhor desempenho em termos de erro absoluto médio (MAE) e erro quadrático médio (MSE). A conclusão sugere que, embora as defasagens espaciais não tenham melhorado significativamente as previsões, o trabalho serve como base para futuras pesquisas que poderão explorar métodos mais sofisticados, como modelos de contagem e estimação via LASSO.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF