Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: FALAR DE PAZ AO FALAR DE GUERRA: JORNALISMO LITERÁRIO COMO VEÍCULO PARA JORNALISMO DE PAZ EM COBERTURAS DE GUERRA
Autor(es): CAROLINA STIEPANOWEZ O DA ROCHA
Colaborador(es): LILIAN SABACK DE SA MORAES - Orientador
Catalogação: 15/DEZ/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=74557@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74557
Resumo:
Esse trabalho tem como objetivo entender se o jornalismo literário tem o potencial de ser uma ferramenta para o desenvolvimento, em um contexto de conflito armado, do jornalismo de paz segundo a teoria de Johan Galtung (2003). Para isso, a pesquisa usa como metodologia a revisão bibliográfica sobre os conceitos de jornalismo de paz (Galtung, 2004, Lynch e McGoldrick, 2005, Hanitzsch, 2004, 2007), jornalismo literário (Pena, 2006, Wolfe, 2005, Pereira, 2017) e a história das coberturas de guerra, uma análise de conteúdo dos livros O Gosto da Guerra (Ribeiro, 2024) e A Queda de Bagdá (Anderson, 2004) e, por fim, entrevistas em profundidade com os autores dessas obras. A partir dessa análise, pode-se concluir que as estratégias discursivas e métodos produtivos do jornalismo literário facilitam a prática do jornalismo de paz e aproximam esses dois conceitos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF