Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: INTERAÇÕES MÃE-BEBÊ E SUAS TRANSFORMAÇÕES NA ÚLTIMA DÉCADA: A INSERÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS
Autor(es): EMILIE ALICE WILL MARTINS
Colaborador(es): LUCIANA FONTES PESSOA - Orientador
Catalogação: 12/DEZ/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=74526@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74526
Resumo:
Segundo a Teoria do Apego de John Bowlby, para o desenvolvimento de segurança por parte do bebê, que se trata da base para exploração do meio ambiente em que está inserido, mãe e filho devem construir uma relação de afeto, acolhimento e confiança, sendo o primeiro ano de vida fundamental para essa relação (Vicente, 2009). A responsividade materna faz-se fundamental para que um bom vínculo possa ser construído entre a díade mãe-bebê desde etapas iniciais do desenvolvimento (Ribas e Seidl-de-Moura, 2004). A qualidade na relação permitirá ao bebê construir referências sociais positivas para suas futuras interações sociais; assim como para organização de modelos de funcionamento psicológico e para regulação de suas emoções (Pontes, Silva, Garotti, & Magalhães, 2007). O presente trabalho buscou investigar, através de uma revisão integrativa da literatura, como as interações entre a mãe e o bebê vêm se transformando na última década, a partir da inserção e influência da tecnologia nesse processo de construção interacional. Buscou-se identificar quais foram as transformações mais evidentes e como elas estão ocorrendo; assim como questionou-se as possíveis consequências para o desenvolvimento infantil de uma geração que está nascendo e crescendo sob a influência cotidiana da tecnologia. Também buscou-se investigar como a tecnologia está sendo utilizada pelas mães, a importância atribuída à tecnologia dentro da relação mãe e bebê e o quanto esta é utilizada no cotidiano com as crianças. Através da revisão integrativa da literatura realizada para esta monografia, tanto em contexto internacional, quanto nacional, não foram localizados artigos científicos, no campo da Psicologia, que investigassem o objetivo proposto no trabalho. Sendo assim, aponta-se para a necessidade de se instigar estudos que investiguem a influência das mídias digitais nas interações mãe-bebê, e as possíveis transformações na relação entre a mãe e seu filho, ainda em uma fase inicial de seu desenvolvimento. Acredita-se que tal investigação possa contribuir para a Psicologia, Educação e áreas afins, assim como para mães e pais que buscam o desenvolvimento saudável de seus filhos em um âmbito mais global, em termos físicos, sociais, psicológicos e emocionais.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF