Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE CONLUIO NO MERCADO BRASILEIRO DE AÇOS PLANOS
Autor(es): FELIPE ROCHA RUIVO
Colaborador(es): EMILIO HIROSHI MATSUMURA - Orientador
Catalogação: 08/NOV/2005 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7449@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7449
Resumo:
Existe grande importância em inferir conluio tácito utilizando técnicas econômicas, pois a constatação de poder de mercado não implica obrigatoriamente que ele esteja sendo exercido, mas sim que condições primárias favoráveis para ocorrência de cartel estão em vigor. Processos de tomada de decisão em casos antitruste devem ser dirigidos no sentido de obter provas contundentes de colusão, e não somente a observação de comportamentos anticompetitivos. O objetivo principal é verificar se as técnicas econômicas empregadas para identificação de conluio tácito confirmariam a formação de cartel no mercado de aços planos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF