Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: MODELOS ANIMAIS DE ANSIEDADE NO MÉTODO ETOLÓGICO
Autor(es): MATHEUS ALMEIDA MACêDO BEZERRA KAROUNIS
Colaborador(es): JESUS LANDEIRA FERNANDEZ - Orientador
Catalogação: 27/NOV/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=74360@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74360
Resumo:
Em contexto psicológico, a ansiedade é bastante estudada por teóricos de todo o globo. Uma das formas de realizar constructos sobre o tema é utilizando de modelos animais de ansiedade. Ao decorrer da história, vários métodos foram utilizados, sendo o método etológico um dos mais utilizados em biotérios experimentais para medição de comportamentos ansiosos. Assim sendo, a exposição à situações aversivas, no modelo etológico, trabalha as respostas indicativas de ansiedade, concomitante a uso de fármacos, como serotonérgicos e anfetaminas. O objetivo deste trabalho é enumerar e dialogar sobre o uso de modelos animais em métodos etológicos (Cruz & Landeira-Fernandez, 2012), e sua aplicação no campo de pesquisa em ansiedade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF