Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: FAMÍLIA ADOTIVA E FALHAS NO PROCESSO DE FILIAÇÃO: CONSTRUINDO O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO
Autor(es): JúLIA THADDEU CAMPOS
Colaborador(es): TEREZINHA FERES CARNEIRO - Orientador
Catalogação: 25/NOV/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=74316@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74316
Resumo:
O processo de filiação é algo complexo e que depende de como a família em que o indivíduo nasce, principalmente seus pais, o acolhem e o inserem nesse meio familiar. Vários são os fatores envolvidos nesse processo, desde a relação primária entre mãe e bebê, passando pelos elementos constituintes da dinâmica familiar, como mitos familiares e lealdades genealógicas, até que de fato o sujeito se sinta pertencente àquela família. Em situações de adoção, é mais comum que os pais tomem certas atitudes e comportamentos que prejudiquem a construção do sentimento de pertencimento à família por parte do filho adotivo. Dizemos que, nesses casos, ocorrem falhas no processo de filiação. Esta monografia consta de uma revisão de literatura acerca do conceito de filiação, dos fenômenos envolvidos na dinâmica familiar, partindo para o assunto da adoção em termos psíquicos até abordar a transmissão psíquica e as falhas no processo de filiação.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF