Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O AFETO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): LAURA MUNIZ DE OLIVEIRA
Colaborador(es): MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - Orientador
Catalogação: 24/NOV/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=74275@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74275
Resumo:
Este trabalho fundamenta-se em apresentar as contribuições da relação afetiva para o processo de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil. A afetividade no ambiente escolar é contorno, cuidado, entender as crianças como indivíduos autônomos. Esta relação é uma condição do processo ensino/aprendizagem, ele dinamiza e dá sentido ao processo educativo como histórico, cultural. Considerando uma vez, que o educador não apenas transmite conhecimento, mas também escuta as crianças e ainda estabelece uma relação de troca. Durante a escolarização da criança pressupõe-se que haverá varias interações, nas quais a afetividade está presente. A escola deve proporcionar um espaço de reflexões sobre a vida da criança como um todo, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência critica e transformadora, na qual a afetividade é indispensável. Na busca de saber a importância do afeto na relação entre educador-educando, descobriu-se que a afetividade já foi bastante estudada e considerada como um dos fatores a ser desenvolvido nessa relação, pois é através das interações sociais que se constrói a aprendizagem. O gosto pelo aprender não é uma atividade que surge espontaneamente nos alunos, por isso cabe ao educador despertar este interesse. O presente estudo, também aborda alguns processos que se dão dentro de uma instituição de Educação Infantil, esta na qual, é um direito de todas as crianças.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF