Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A EFICÁCIA DA TERAPIA COGNITIVA NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO
Autor(es): JHONATHA GERBER
Colaborador(es): HELENE DE OLIVEIRA SHINOHARA - Orientador
Catalogação: 21/NOV/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=74229@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74229
Resumo:
Este estudo oferece uma reflexão sobre a depressão tratada pelos instrumentos da terapia cognitiva. Faz-se um estudo sobre o modelo cognitivo e sua aplicação no tratamento da depressão, explicada por meio do transtorno disruptivo da desregulação do humor, transtorno depressivo maior e distimia. A depressão ganhou espaço no decorrer da história e continua sendo um desafio para quem estuda, trata e porta a doença. A perda de interesse ou prazer em quase todas as atividades, com humor depressivo são seus principais sintomas. O modo como o sujeito interpreta o fato influencia em sua emoção e em seu comportamento. A estrutura cognitiva é formada pelos pensamentos automáticos, crenças intermediárias e crenças centrais. A terapia cognitiva envolve características como as habilidades do terapeuta, empatia, estrutura da cessão e empirismo colaborativo. Considerou-se, desta forma, que a terapia cognitiva é eficaz no tratamento da depressão, com sólida estrutura teórica e base na pesquisa empírica.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF