Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A DESCONSTRUÇÃO E A DESNATURALIZAÇÃO DO GÊNERO BINÁRIO
Autor(es): THAÍS DE GOUVÊA SCOT DE ARRUDA
Colaborador(es): MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA - Orientador
Catalogação: 18/NOV/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=74158@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74158
Resumo:
Neste trabalho busco entender as relações de gênero e sua desconstrução de uma visão naturalista da sociedade para uma visão cultural e social. Guiada por autores e pensadores como Joan Scott e Judith Butler veremos diferentes abordagens sobre as questões de gênero, diversidades culturais, usos da linguagem e a possibilidade da desconstrução da identidade de gênero binário e da heterossexualidade compulsória. A desconstrução do gênero binário ainda é um tema pouco discutido na sociedade, carregando tabus e crenças. Veremos aqui algumas peculiaridades do gênero em diferentes culturas, como a existência de um terceiro gênero socialmente aceito em determinadas comunidades. Além disso, poderemos discutir problematizações do gênero na sociedade ocidental, abordando temas como a moda, a linguagem e o trabalho de Joan Scott ligado ao gênero histórico e feminismo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF