Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A IMPORTÂNCIA DO PSICÓLOGO NA EQUIPE MULTIDISCPLINAR JUNTO AO PACIENTE RENAL
Autor(es): HELENA FLEURY MARTINS
Colaborador(es): CELIA FERREIRA NOVAES - Orientador
Catalogação: 17/NOV/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=74118@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74118
Resumo:
A insuficiência renal é um importante problema de saúde pública no mundo. Os pacientes renais experimentam altos níveis de estresse psicológico, ansiedade e depressão, que leva a reduzir sua qualidade de vida, aumentando os custos de cuidados de saúde e mortalidade precoce. Durante os últimos anos foram conduzidas investigações sobre o efeito de fatores psicológicos em pacientes renais crônicos, constatando que o processo de hemodiálise, muitas vezes leva à incapacidade dos pacientes e limita suas atividades diárias que lhes impõe altos níveis de estresse mental, ansiedade e depressão. Estas complicações resultam em diminuição da qualidade de vida (QV). Face ao exposto o presente estudo tem por objetivo analisar a importância do psicólogo na equipe multidisciplinar junto ao paciente renal. Os resultados evidenciam que pacientes em hemodiálise e transplantados renais apresentam stress, ansiedade e depressão maior do que a população em geral. A duração do tratamento e a incapacitação física deste pacientes geram situações de estresse e, conseqüentemente, maior prevalência de sintomas de transtornos mentais, de comportamento. A depressão é fortemente reconhecida como um problema psicológico comum entre esta população. Outro dado importante é que estes indivíduos vivenciam sentimentos de angústia e sofrimento relacionados com a perda da capacidade laborativa, diminuição das competências, ampliação da dependência física e da assistência. A conclusão deste estudo aponta que papel do psicólogo na equipe multidisciplinar na instituição hospitalar é crucial para promover o apoio psicológico e a reestruturação psíquica do paciente renal, para adesão e manutenção ao tratamento, auxiliando a encarar a sua nova condição com outro olhar e fortalecendo o enfrentamento da doença.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF