Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A INFLUÊNCIA QUE O BRINCAR TEM NA APRENDIZAGEM E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS NA ERA MODERNA
Autor(es): DANIELA RADSPIELER VARGES RIBEIRO
Colaborador(es): LUCIANA FONTES PESSOA - Orientador
Catalogação: 17/NOV/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=74112@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74112
Resumo:
O objetivo do presente trabalho é abordar a importância das brincadeiras na aprendizagem infantil, considerando a perspectiva de Lev S. Vygotsky e apresentar as mudanças que vieram com a inserção das mídias digitais nos jogos. Realizou-se um levantamento bibliográfico dos últimos anos das pesquisas científicas publicadas abordando tal temática. Constatou-se, a partir dos dados levantados, que as brincadeiras são essenciais para a aprendizagem das crianças e que com a inserção da tecnologia, os pais devem ter a responsabilidade de equilibrar a utilização das brincadeiras modernas versus as brincadeiras tradicionais. Dessa forma, as brincadeiras atuais podem auxiliar, de maneira saudável, o processo de aprendizagem.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF