Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A CLÍNICA PSICANALÍTICA E A ERA VIRTUAL: ALGUMAS POSSIBILIDADES PARA O SETTING ANALÍTICO
Autor(es): RAFAEL SANTANNA SANTOS
Colaborador(es): MARCUS ANDRE VIEIRA - Orientador
Catalogação: 14/NOV/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=74089@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.74089
Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso apresenta questões e, na medida do possível, traz ideias quanto o atendimento psicológico à distância, mais precisamente sobre o atendimento em psicanálise por videoconferência. Dentre estas indagações se destacaram: como o atendimento psicanalítico pode ser viabilizado online, o que o atendimento online traz e atrai de novo para a clínica psicanalítica e quais efeitos já são observados nestas direções. O objetivo aqui é a análise de perspectivas a partir das novas formas de relações sociais virtualizadas e de comunicação e subjetivação. Além de como elas tecem, em parte, a composição do psiquismo atual e como esta nova dinâmica acaba por demandar alguns ajustes à composição e atualizações do setting. No primeiro capítulo, são trazidos à vista alguns dos estudos atuais sobre as possibilidades de atuação dos psicólogos brasileiros por meio da internet. Em respeitados sites de fomento e divulgação de material científico, tais como SciELO, PePSIC etc, buscouse revisar a literatura e material recentemente produzidos nesta direção (da psicoterapia à distância). No segundo capítulo é apresentada a proposta de resumir as quatro condições para considerarmos o que é uma análise. Quinet, a partir das obras de Freud, a partir da composição e dinâmica da clínica (setting) analítica, comparando-as às exigidas pela IPA (Associação Internacional de Psicanálise) e outras instituições de psicanalistas. O autor lembra, no próprio Freud concomitantemente - em Lacan, quais seriam as reais propostas do pai da psicanálise para a boa composição e funcionamento do ambiente de uma análise. No terceiro capítulo discorre-se brevemente sobre o CFP (Conselho Federal de Psicologia) e sobre parte da matéria (resoluções CFP-12/2005 e, sua substituta/revisora/complementadora, CFP-11/2012) que dispõe do exercício dos serviços de psicologia online. Além de propostas a partir de boas possibilidades que a psicanálise pela internet pode trazer à população. Como outros autores, Pietra e Gomes destacam que pesquisas e estudos (principalmente empíricos) são necessários para que toda a sociedade e a proposta freudiana desfrutem dos benefícios do advento da internet. Concluindo os estudos sobre a efetividade desta modalidade de terapia para resultados que mostrem seu funcionamento e quais são as maneiras adequadas de ampliação destes benefícios.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF