Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A PRÁTICA DA HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE: ALGUMAS REFLEXÕES
Autor(es): MARIANA SAMPAIO PERDIGÃO
Colaborador(es): FLAVIA SOLLERO DE CAMPOS - Orientador
Catalogação: 12/NOV/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=73997@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73997
Resumo:
O presente trabalho pretende evidenciar a importância do cuidado e consequentemente da humanização, como princípios essenciais para a qualidade do serviço de saúde. No percurso de construção do SUS, muitos já foram os avanços alcançados, porém existem problemas que ainda persistem. Em 2003, o Ministério da Saúde lançou a Política de Humanização da Saúde (PNH), mais conhecida como HumanizaSUS. Sua proposta é melhorar qualidade da assistência para os trabalhadores e usuários do sistema público de saúde. Dentre um dos dispositivos da PNH, encontramos o Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde (PET-Saúde) que deu condições ao desenvolvimento desse trabalho. O objetivo aqui, é analisar durante o período do projeto PET-Saúde, como a questão da humanização esteve presente em um Hospital de Emergência na Zona Sul do Rio de Janeiro e se o programa de caráter humanizar conseguiu alcançar seus objetivos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF