Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O USO EXCESSIVO DE TELAS E O IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Autor(es): GABRIELLE SANTOS SILVA
Colaborador(es): JAQUELINE DE CARVALHO RODRIGUES - Orientador
Catalogação: 06/NOV/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=73850@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73850
Resumo:
O uso crescente das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) tem como seus principais usuários crianças, acarretando preocupações sobre os possíveis efeitos na saúde mental, devido ao aumento do tempo frente às telas. Este estudo tem como objetivo a análise na literatura da relação entre o uso excessivo de telas e o impacto no desenvolvimento infantil. Trata-se de uma revisão bibliográfica, nas bases de dados PubMed, SCieLO, Portal Periódico do CAPES e ResearchGate de artigos empíricos, avaliados entre o período de 2014-2024 e selecionados a partir de critérios de inclusão e exclusão. Os cinco artigos encontrados mostraram a relação do uso excessivo de telas durante o desenvolvimento da linguagem, aprendizagem e cognição, na primeira infância, na faixa etária delimitada entre 0 a 3 anos de idade. No entanto, os efeitos prejudiciais tem uma maior relevância no desenvolvimento da interação social. Assim, evidencia-se que, o uso de telas, apresenta impactos negativos ao desenvolvimento. Dessa forma, é fundamental a abordagem de profissionais de saúde para a transmissão do tema aos familiares como forma de prevenção, possibilitando uma ampliação do conhecimento, prezando, sobretudo, para a qualidade de vida e para um uso equilibrado e seguro das telas durante o desenvolvimento infantil.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF