Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: DOMINÂNCIA FISCAL E POTÊNCIA DA POLITICA MONETÁRIA
Autor(es): FELIPE CAMPOS RONCHINI LIMA
Colaborador(es): MARCIO GOMES PINTO GARCIA - Orientador
Catalogação: 06/NOV/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=73837@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73837
Resumo:
Analisei a interação entre dominância fiscal e a potência da política monetária no Brasil, investigando como a deterioração das condições fiscais, como dívida elevada e baixo superávit primário, pode limitar a eficácia do Banco Central em controlar a inflação sob o regime de metas. Utilizei dados econômicos de 2003 a 2015 e estimei equações como a curva IS, a curva de Phillips e a paridade descoberta, além de regressões não lineares com variáveis fiscais (DLSP e DBGG). Constatei que, em cenários de dominância fiscal, aumentos na taxa de juros elevam o risco de default, comprometendo a capacidade da política monetária de estabilizar a inflação sem causar instabilidade fiscal. Esses resultados sugerem a necessidade de maior coordenação entre políticas fiscal e monetária para garantir a estabilidade econômica.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF