Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: OS EFEITOS DA LIBERDADE ECONÔMICA NO BEM-ESTAR: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Autor(es): MARCELO TEIXEIRA DE CASTRO ALVARENGA
Colaborador(es): LUIZ ROBERTO DE AZEVEDO CUNHA - Orientador
Catalogação: 05/NOV/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=73784@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73784
Resumo:
Este trabalho analisa os efeitos da liberdade econômica no bem-estar e no desenvolvimento humano, utilizando como base o Índice de Desenvolvimento Humano Ajustado à Desigualdade (IHDI) e o Índice de Liberdade Econômica do Mundo (EFW). A pesquisa explora a relação entre esses dois índices, destacando como mudanças no grau de liberdade econômica podem impactar o desenvolvimento humano e a desigualdade em diferentes países. Por meio de uma análise empírica com dados de oito países entre 2005 e 2014, o estudo identifica que áreas como o tamanho do governo e a regulação têm efeitos significativos, positivos e negativos, respectivamente, no IHDI. Conclui-se que a liberdade econômica pode ser um caminho relevante para promover o desenvolvimento humano, embora seu impacto na desigualdade exija análises mais aprofundadas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF