Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: POLÍTICAS ENERGÉTICAS DA CHINA: COMO REDUZIR O IMPACTO AMBIENTAL DO CRESCIMENTO ECONÔMICO
Autor(es): RENAN AZEVEDO CURVO
Colaborador(es): SERGIO BESSERMAN VIANNA - Orientador
Catalogação: 30/OUT/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=73661@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73661
Resumo:
Este trabalho analisa as políticas energéticas da China e sua relação com a redução do impacto ambiental frente ao crescimento econômico. A pesquisa contextualiza o papel do país no cenário global do aquecimento climático, destacando a importância de suas ações para países em desenvolvimento. São examinadas medidas adotadas entre 2005 e 2014 nos setores elétrico, industrial, de transporte e construção, envolvendo eficiência energética, diversificação da matriz, incentivo a fontes renováveis e uso de energia nuclear. Também são discutidos desafios como a dependência do carvão, conflitos entre governos locais e centrais, limitações tecnológicas e desigualdades regionais. O estudo aponta que, apesar dos avanços, a China não se tornará de baixo carbono no curto prazo, mas pode desempenhar papel crucial em acordos internacionais e na transição para energias mais limpas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF