Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: VOLATILIDADE IDIOSSINCRÁTICA E RETORNO DE AÇÕES NO MERCADO BRASILEIRO
Autor(es): FERNANDO MATTOSO DE AZEVEDO
Colaborador(es): RUY MONTEIRO RIBEIRO - Orientador
Catalogação: 29/OUT/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=73656@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73656
Resumo:
Analisei a relação entre volatilidade idiossincrática e retorno de ações no mercado brasileiro, utilizando o modelo de Fama e French (1996) estendido com um fator adicional para capturar a volatilidade idiossincrática. Parti da premissa de que, embora a Teoria Moderna de Portfólios sugira que o risco idiossincrático possa ser eliminado pela diversificação, estudos recentes indicam que ele pode influenciar os retornos. Utilizei dados diários de 381 empresas listadas na bolsa brasileira entre 1996 e 2016, calculando fatores como SMB (tamanho) e HML (valor) para construir portfólios. A volatilidade idiossincrática foi definida como o desvio padrão dos resíduos do modelo de três fatores. Os resultados mostraram que, embora o mercado brasileiro apresente particularidades, como juros historicamente altos, a inclusão da volatilidade idiossincrática como um quarto fator pode melhorar a explicação dos retornos, corroborando estudos internacionais. Concluí que esse fator pode ser relevante para a precificação de ativos no Brasil, embora sejam necessários ajustes para condições locais.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF