Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: COMO A CRISE HÍDRICA NACIONAL PODE IMPACTAR OS GANHOS RECENTES DO COMBATE AO DESMATAMENTO DA FLORESTA AMAZÔNICA: ESTUDO PARA O PERÍODO DE 2011 A 2014
Autor(es): JOÃO BENTZEN FONSECA ASSUMPÇÃO
Colaborador(es): SERGIO BESSERMAN VIANNA - Orientador
Catalogação: 28/OUT/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=73605@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73605
Resumo:
Realizei um estudo sobre o impacto da crise hídrica nacional nos ganhos recentes do combate ao desmatamento da floresta Amazônica, analisando o período de 2011 a 2014. Explorei como a redução na geração de energia hidráulica, devido à seca, levou a um aumento significativo no uso de termoelétricas, elevando as emissões de gases de efeito estufa, enquanto o desmatamento apresentava uma tendência geral de queda, com algumas variações. Investiguei a relação entre esses fatores, utilizando dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico, INPE e IPCC, e contextualizei o problema com base em revisões bibliográficas e relatórios climáticos. Ao final, consolidei as informações em um balanço de emissões, destacando o déficit ambiental e sugerindo diretrizes para reverter esse cenário, motivado pela necessidade de mudanças nos hábitos sociais para mitigar os impactos climáticos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF