Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O USO DA PERPETUIDADE NO MODELO DE FLUXO DE CAIXA DESCONTADO: O CASO SOUZA CRUZ
Autor(es): GABRIEL CALLEGÁRIO PENNA BASTOS
Colaborador(es): BEATRIU CANTO SANCHO - Orientador
Catalogação: 27/OUT/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=73574@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73574
Resumo:
Este trabalho busca questionar a aplicabilidade do modelo de fluxo de caixa descontado para todo tipo de empresa. O trabalho foca no uso da perpetuidade como principal crítica ao modelo. Essa premissa pode distorcer o resultado da avaliação de uma companhia com um perfil parecido ao da Souza Cruz. Apesar de ser uma companhia com vantagens competitivas frente aos seus concorrentes, ela está inserida em um setor com um futuro desafiador. Assim como definido pelo modelo de fluxo de caixa descontado, o trabalho irá avaliar a companhia aplicando uma perpetuidade. A análise dos resultados mostrará que para este tipo de empresa, essa premissa aumenta a exposição ao risco de obter um resultado muito distante do valor intrínseco da companhia. O trabalho pretende através de suas análises provocar o seguinte debate: o modelo de fluxo de caixa deveria ser usado para avaliar qualquer empresa?
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF