Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ENTIDADES ABERTAS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR: ALOCAÇÃO DE PORTFÓLIO, TOMADA DE RISCO E TAXA DE JUROS NO BRASIL
Autor(es): LUIZ GUILHERME CARPIZO F COSTA
Colaborador(es): MARCIO GOMES PINTO GARCIA - Orientador
Catalogação: 10/OUT/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=73412@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73412
Resumo:
Realizei um estudo sobre a sensibilidade dos portfólios de fundos de renda fixa geridos por Entidades Abertas de Previdência Complementar (EAPC) no Brasil às variações da taxa de juros Selic, utilizando dados da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Banco Central. A análise, baseada em um modelo VAR e funções de resposta ao impulso, revelou que choques na taxa de juros impactam significativamente a alocação de ativos, com aumento na participação de Letras Financeiras do Tesouro (LFT) e redução na duração dos portfólios, indicando uma gestão passiva apesar das altas taxas de administração cobradas. Esses resultados sugerem que os investidores poderiam se beneficiar mais de fundos com gestão ativa ou com taxas mais baixas, especialmente em um contexto de juros decrescentes e inflação controlada.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF