Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: UMA ANÁLISE SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: QUAL SEU IMPACTO SOBRE A TAXA DE PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO?
Autor(es): LUISA SEQUERRA DE BIASE
Colaborador(es): MIGUEL NATHAN FOGUEL - Orientador
Catalogação: 10/OUT/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=73411@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73411
Resumo:
Realizei uma análise sobre o impacto do Programa Mais Educação, uma iniciativa do governo brasileiro que amplia a jornada escolar para no mínimo sete horas diárias, na taxa de participação das mulheres no mercado de trabalho. Utilizei dados dos Censos Demográficos de 2000 e 2010 e informações do Ministério da Educação sobre a adesão ao programa entre 2008 e 2014. A metodologia de diferenças em diferenças revelou que, nos municípios que adotaram o programa, a taxa de participação feminina aumentou em 2,5 porcento, um efeito positivo, porém pequeno, significativo a 5 porcento. Esse resultado sugere que a extensão do tempo escolar pode liberar as mulheres de responsabilidades domésticas, facilitando sua entrada no mercado de trabalho, embora ajustes na implementação do programa sejam necessários para ampliar seus benefícios.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF