Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A IGREJA COMO SINAL VIVO DE CRISTO ENTRE NÓS
Autor(es): MATEUS PEREIRA NASCIMENTO
Colaborador(es): FABIO LUIZ DE SOUZA - Orientador
Catalogação: 25/SET/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=73246@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73246
Resumo:
A Igreja é por natureza sinal vivo de Cristo no mundo. Através desta monografia, busca-se compreender de que modo a Igreja torna visível a presença do seu fundador, o próprio Cristo, visto que muitos ainda não compreendem totalmente sua ação no mundo, a estes e àqueles que desejam avançar nos estudos eclesiológicos é que ela se destina. Neste trabalho a Igreja foi apresentada como sinal vivo de Cristo entre nós, a partir da reflexão sobre sua identidade e missão tomando por base a Sagrada Escritura e a Tradição viva, apontando sua atuação litúrgica e pastoral como parte integrante da sua essência e do seu agir, elementos que a tornam visível, e por fim explicando como a unidade a caridade e a catolicidade revelam sua essência. A pesquisa adota uma abordagem teológico-bibliográfica, com base na Sagrada Escritura, Tradição e Magistério da Igreja, utilizando textos patrísticos, documentos conciliares, encíclicas papais e autores contemporâneos. Ao longo do trabalho, confirma-se que a Igreja, animada pelo Espírito Santo, torna visível no tempo a presença de Cristo Ressuscitado. Como Corpo Místico de Cristo e sacramento universal de salvação, a Igreja continua a anunciar o Evangelho e a servir à humanidade com fidelidade e esperança.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF