Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: MILAGRE ECONÔMICO X GOVERNO LULA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA SOBRE OS EFEITOS DE CURTO E LONGO PRAZO DE POLÍTICAS ECONÔMICAS, MONETÁRIAS E FISCAIS EXPANSIONISTAS SOBRE A ECONOMIA BRASILEIRA
Autor(es): PHILIPE BARROS LINS SARKIS
Colaborador(es): LUIZ ROBERTO DE AZEVEDO CUNHA - Orientador
Catalogação: 22/SET/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=73167@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73167
Resumo:
Eu investiguei os impactos das políticas econômicas, monetárias e fiscais expansionistas no Brasil, comparando o período do Milagre Econômico (1967-1979) com o governo Lula (2003-2010). Analisei como o PAEG estabilizou a economia antes do crescimento acelerado e industrialização do Milagre, que trouxe benefícios como aumento de exportações, mas também desafios como endividamento e freios no crescimento devido a fatores internos e externos, culminando na crise sob o governo Geisel. No governo Lula, explorei um modelo semelhante de desenvolvimento, com ênfase em políticas fiscais favoráveis, crescimento do mercado externo e estímulo ao consumo e crédito, embora tenha revisado os limites e sucessos desse período, destacando a relevância contínua dessas análises para a economia brasileira.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF