Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ÍNDICE DE CONDIÇÕES MONETÁRIAS PARA O BRASIL
Autor(es): RAQUEL MARIA SOARES FREITAS
Colaborador(es): MONICA BAUMGARTEN DE BOLLE - Orientador
Catalogação: 19/SET/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=73133@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73133
Resumo:
Analisei um estudo sobre a construção de um Índice de Condições Monetárias (ICM) para o Brasil, com foco na influência do mercado de crédito e dos bancos públicos na transmissão da política monetária. O trabalho abordou os fundamentos teóricos do ICM, destacando sua importância como indicador das condições de liquidez da economia, e explorou os canais de transmissão monetária, como taxa de juros, câmbio e crédito. Foi evidenciado que a expansão dos bancos públicos, especialmente após a crise de 2008, pode ter distorcido o canal de crédito, reduzindo a eficácia da política monetária tradicional. O estudo utilizou dados trimestrais de 1999 a 2013 e propôs um ICM adaptado, incluindo variáveis como crédito total, taxa de juros (SELIC) e câmbio. Os resultados sugeriram que a maior participação dos bancos públicos dificulta a identificação clara do canal de crédito, reforçando a necessidade de análises mais detalhadas sobre a dinâmica do mercado financeiro brasileiro.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF