Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A INFLUÊNCIA DA VIDA INTRAUTERINA NA CONSTITUIÇÃO DO SELF
Autor(es): ISABELA FONTES DE MELO
Colaborador(es): MARCUS ANDRE VIEIRA - Orientador
Catalogação: 18/SET/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=73112@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73112
Resumo:
O estudo a seguir busca, fundamentalmente, examinar algumas evidências sobre o desenvolvimento fetal, a relação mãe-bebê e o processo de maturação emocional, para assim, verificar a existência de uma influência da vida intrauterina na constituição do self. Nesse sentido, será abordado como o surgimento da ultrassonografia, que possibilitou uma observação mais complexa da formação biológica do bebê, relacionado com o interesse dos psicanalistas sobre a origem da vida psíquica, oportunizou numa nova perspectiva sobre o bebê, sustentando a hipótese de que ele possa ser abordado como ativo e provido de uma personalidade rudimentar. Ademais, será apresentada a abordagem proposta por Freud, Lacan, Bion e Winnicott sobre a vida intrauterina, ressaltando suas diferenças teóricas a partir dos seguintes aspectos: o trauma do nascimento, a presença de memórias pré-natais e o método de observação de crianças na clínica analítica.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF