Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O TRABALHO DO LUTO: TEMPO E ELABORAÇÃO
Autor(es): ANA LUIZA PEREIRA DE CARVALHO
Colaborador(es): MARIA ISABEL DE ANDRADE FORTES - Orientador
Catalogação: 16/SET/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=73040@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.73040
Resumo:
Este trabalho propõe um percurso teórico através da perspectiva psicanalítica sobre o trabalho do luto e busca investigar os caminhos trilhados no psiquismo quando o sujeito vivencia uma perda. Em um primeiro momento, diferencia-se, a partir da teoria freudiana, os possíveis destinos da perda: o trabalho de luto ou a circunscrição psíquica na melancolia. Depois, são analisados os processos psíquicos enfrentados pelo sujeito enlutado diante da necessidade de elaboração e assimilação da perda. É abordado também o tempo do luto como um processo individual e singular. Por fim, busca-se, a partir do livro Paula (1994), da escritora chilena Isabel Allende, articular a teoria psicanalítica do luto com a literatura a fim de melhor compreender o processo de luto vivido por uma mãe diante da morte da sua filha.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF