Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: CRIANÇA NA FAMÍLIA E NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEAS: A VOZ DA INFÂNCIA
Autor(es): JULIA MEIRELLES FREIRE DE MELLO SARAIVA
Colaborador(es): TEREZINHA FERES CARNEIRO - Orientador
Catalogação: 15/SET/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72983@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72983
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo discutir a voz da infância na família e na sociedade contemporâneas. Inicialmente, traçamos o percurso histórico e social para a criação do sentimento de infância, considerando a psicanálise como motor fundamental nesta caminhada. A partir deste ponto, pensamos sobre o sofrimento psíquico infantil, refletindo sobre o sintoma que o acompanha e a busca de seu sentido. No intuito de pensar como o ambiente pode favorecer um lugar de autonomia para esse sujeito em desenvolvimento, de forma que ele consiga criar e propagar sua própria voz, desenvolvemos a teoria do amadurecimento emocional de Donald Winnicott. Neste sentido, destacamos a importância da criatividade neste tempo de maturação. Por fim, investigamos as múltiplas vozes contemporâneas que se interpõem à voz da infância. Para ilustrar a discussão teórica, analisamos trechos do filme O Pequeno Príncipe, dirigido por Mark Osborne. Consideramos que é indispensável refletir sobre a formação de crianças menos oprimidas, mais legitimadas e donas de sua própria voz, repensando o papel dos pais e da sociedade no lugar de ação e de escuta.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF