Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: PARENTALIDADE EM CASAIS HOMOAFETIVOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Autor(es): ISABELLA SUCRMONT RODRIGUES SIMÕES
Colaborador(es): TEREZINHA FERES CARNEIRO - Orientador
Catalogação: 12/SET/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72924@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72924
Resumo:
A partir das novas dinâmicas relacionais que se apresentam na contemporaneidade, a família se reinventa. Os casamentos não terminam apenas pela morte de um dos cônjuges, mas também através da separação e do divórcio. Desta maneira, o afeto e a busca pela completude vêm se tornando os elementos primordiais que fundam a família. De igual modo, a parentalidade é afetada e os laços sanguíneos não são mais os únicos que definem as relações de parentesco. Neste novo cenário, a visibilidade e a legitimação da família homoparental se mostram cada vez mais consistentes. Tais famílias são o escopo deste trabalho, assim como o modo como o descrédito e o preconceito em relação à homoafetividade persistem na sociedade atual e afetam diretamente as famílias homoparentais. Portanto, a partir de uma discussão teórica aprofundada e de fragmentos de entrevistas realizadas, constata-se a necessidade de desconstruir papéis pré-estabelecidos e solidificados, com o objetivo de construir novas possibilidades e modelos de se relacionar. Neste sentido, mostra-se fundamental refletir sobre a função basilar que psicólogos podem exercer no acolhimento a estas famílias.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF