Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O IMPACTO DA GESTÃO ATIVA SOBRE A RENTABILIDADE DOS FUNDOS DE AÇÕES BRASILEIROS, NA DÉCADA DE 2010
Autor(es): OMAR GHAZI
Colaborador(es): MARCIO GOMES PINTO GARCIA - Orientador
Catalogação: 12/SET/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72916@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72916
Resumo:
O estudo analisou o impacto da gestão ativa sobre a rentabilidade dos Fundos de Ações brasileiros na década de 2010, comparando Fundos de Ações Ativos e Indexados. Utilizando uma metodologia baseada em decomposição de retornos em três componentes (mercado, política de investimento e gestão ativa), os resultados mostraram que o mercado foi o principal fator explicativo da variação dos retornos em ambos os tipos de fundos, responsável por 64% nos Ativos e 90 por cento nos Indexados. A gestão ativa teve maior relevância nos Fundos Ativos (12 por cento) do que nos Indexados (1 por cento), enquanto a política de investimento foi mais significativa nos Indexados (23 por cento) do que nos Ativos (6 por cento). Concluiu-se que, apesar das diferenças entre os estilos de gestão, o mercado dominou a explicação dos retornos, reduzindo a importância relativa das estratégias ativas e passivas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF