Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ANÁLISE DA INDÚSTRIA EDITORIAL BRASILEIRA E O PAPEL DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO
Autor(es): MATEUS GOMES DA SILVA RODRIGUES
Colaborador(es): LEONARDO BANDEIRA REZENDE - Orientador
Catalogação: 12/SET/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72912@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72912
Resumo:
O trabalho analisa a indústria editorial brasileira, com foco no papel do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e sua influência no mercado. O PNLD, responsável por grande parte do faturamento do setor, beneficia principalmente editoras como a Somos Educação e a FTD, que dominam o segmento didático. A pesquisa compara o mercado editorial brasileiro com o internacional, destacando as diferenças na participação governamental e na estrutura dos segmentos (STM, educacional e trade). Além disso, examina programas de distribuição de livros em outros países, mostrando que o Brasil possui um dos sistemas mais centralizados. Conclui-se que o PNLD é essencial para a indústria editorial brasileira, mas também revela a fragilidade do setor, dependente das compras governamentais e vulnerável a crises econômicas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF