Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: A SOCIEDADE ANÔNIMA DO FUTEBOL (SAF) UMA COMPARAÇÃO DOS DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO DA SAFNO BRASIL
Autor(es): LUCAS CAMARGO HENRIQUES
Colaborador(es): JOB ELOISIO VIEIRA GOMES - Orientador
Catalogação: 11/SET/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72876@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72876
Resumo:
O presente trabalho visa analisar e responder à questão referente ao fato de se a adoção da SAF melhora a gestão e o desempenho esportivo das entidades desportivas nacionais, em comparação àquelas que mantêm o modelo associativo. Isto será feito por meio da metodologia do direito comparado, analisando-se a legislação portuguesa. Busca-se, assim, por meio do entendimento de como tais agremiações desportivas são constituídas, em paralelo com o novo conceito de sociedade anônima, entender também os impactos nas áreas tributária, societária e de reestruturação. Questiona-se, a partir desses impactos, se o projeto é sinônimo de sucesso esportivo e, em razão dessa consequência esperada, se a SAF seria o remédio ideal para os clubes de futebol no Brasil. A partir dessas premissas relativas ao conceito do que é a SAF, do que são sociedades anônimas e suas formas de constituição procurar-se-á entender o impacto da mudança societária. A título de exemplo, serão abordados: como se dá o controle societário e suas implicações, a questão tributária e suas peculiaridades, as dificuldades na adoção da SAF e outros caminhos adotados pelos clubes. Buscar-se-á, ainda, estudar se esse é o caminho ideal para os clubes de futebol no Brasil. Para explorar tal questão, serão analisados casos práticos: como se comporta o clube que adota o sistema de Sociedade Anônima do Futebol do ponto de vista do controle societário, da tributação e da reestruturação, e se esses fatores são suficientes (ou não) para gerar resultado esportivo. Pretende-se, assim, concluir se a SAF, independentemente do resultado esportivo, é uma saída viável para clubes endividados. Por fim, analisará se tal sistema é suscetível à reforma tributária e se isso poderia implicar na escolha da sociedade anônima pelos clubes. Em caso positivo, examinar-se-ão as implicações às agremiações de prática desportiva que adotam esse modelo societário. E, assim, chegar à conclusão final que norteia este trabalho: a SAF é, de fato, uma vantagem aos clubes?
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF