Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: DESAFIOS AO MAINSTREAM ECONÔMICO CLÁSSICO: CRESCIMENTO, CONSUMISMO NA ECONOMIA COMPORTAMENTAL
Autor(es): BEATRIZ LEONETTI
Colaborador(es): SERGIO BESSERMAN VIANNA - Orientador
Catalogação: 09/SET/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72825@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72825
Resumo:
Este trabalho explora os desafios ao mainstream econômico clássico, focando no crescimento e no consumismo sob a perspectiva da economia comportamental. Analiso a evolução do pensamento econômico, desde as teorias clássicas e neoclássicas, que defendem a racionalidade dos agentes, até o surgimento da economia comportamental, que incorpora insights da psicologia e neurociência para entender decisões muitas vezes irracionais. Destaco contribuições de autores como Kahneman, Tversky e Thaler, especialmente a Teoria do Prospecto, que questiona a Teoria da Utilidade Esperada ao considerar vieses cognitivos e contextos emocionais. Através de um questionário aplicado, demonstro como as escolhas dos indivíduos são influenciadas por fatores além da lógica pura, como normas sociais e aversão a perdas. Concluo que a economia comportamental, ao desafiar premissas tradicionais, oferece uma visão mais realista e multidisciplinar do comportamento humano, essencial para políticas públicas e modelos econômicos mais eficazes.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF