Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O DESEJO EM O JOGO DA AMARELINHA: UMA LEITURA ESQUIZOANALÍTICA
Autor(es): GUSTAVO FERREIRA GODOY
Colaborador(es): CARLOS AUGUSTO PEIXOTO JUNIOR - Orientador
Catalogação: 02/SET/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72759@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72759
Resumo:
Este trabalho busca cartografar como o conceito de desejo funciona em O Jogo da Amarelinha (Rayuela), de Júlio Cortázar. A pesquisa parte das ideias propostas por Gilles Deleuze e Félix Guattari para pensar a literatura como um processo de produção desejante que funciona através de um exercício clínico de saúde do escritor para/com o mundo. O estudo recolhe os principais aspectos literários da Rayuela, junto aos pontos mais importantes da teoria esquizoanalítica, para demonstrar como o projeto literário de Cortázar está profundamente conectado ao desejo e à loucura, funcionando como uma máquina literária que se encaixa perfeitamente no conceito de literatura menor. A partir das principais obras de Deleuze e Guattari e da vasta literatura produzida sobre a escrita de Cortázar, o trabalho investiga tanto a idiossincrática forma do romance quanto as diferentes maneiras como os personagens produzem agenciamentos e se relacionam com os fluxos de desejo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF