Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A NOVA POLÍTICA DE SUBSÍDIOS DIRECIONADA AO SERVIÇO PÚBLICO DE TRANSPORTE COLETIVO POR ÔNIBUS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Autor(es): RENAN MORAIS FLORIAS
Colaborador(es): LEONARDO BANDEIRA REZENDE - Orientador
Catalogação: 26/AGO/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72698@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72698
Resumo:
Essa monografia visa analisar a política de subsídios direcionado ônibus do município do Rio de Janeiro. Uma análise no período antes da iniciação do repasse público e período pré pandemia da COVID-19 é feita a fim de criar comparações com o cenário atual e com o cenário que o acordo judicial para a aplicação do subsídio propõe. Visando compreender de início os argumentos a favor do subsídio e os motivos da regulação, começamos essa monografia com um tópico que responde essa pauta. Posteriormente acompanhamos a evolução do sistema, desde o início de operação dos ônibus motorizados. Analisamos o cenário mais recente, período após o edital que iniciou as discussões para a licitação de concessões e criação do Bus Rapid System (BRS) e o cenário durante a crise da COVID-19. Após essa visão integrada do funcionamento do sistema, abordamos um fato ocorrido em uma região que integra o sistema de ônibus e que origina o modelo teórico discutido. Por fim, levantamos a discussão sobre a viabilidade do subsídio onde se cria uma discussão sobre a qualidade do serviço, a transparência criada pela prefeitura e a continuidade do repasse após o fim da vigência.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF