Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: PROJEÇÃO DA DÍVIDA BRUTA DO GOVERNO GERAL DE 2023 A 2030
Autor(es): MARCO ANTONIO VARGAS M N DE ABREU
Colaborador(es): MARCO ANTONIO FREITAS DE HOLLANDA CAVALCANTI - Orientador
Catalogação: 25/AGO/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72672@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72672
Resumo:
Em minha monografia, projetei a trajetória da Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) no Brasil de 2023 a 2030, analisando fatores como sustentabilidade fiscal, administração da dívida e consolidação fiscal. Utilizei três cenários — realista, pessimista e otimista — considerando variáveis como crescimento do PIB, inflação, taxas de juros e políticas fiscais. No cenário realista, a DBGG atingiria 95,22 por cento do PIB em 2030, enquanto no pessimista chegaria a 107,69 por cento, refletindo riscos de insustentabilidade. Já no otimista, a dívida se estabilizaria em 78,32 por cento, demonstrando a importância de reformas fiscais e controle de gastos. Concluí que as escolhas políticas dos próximos anos serão decisivas para evitar uma crise fiscal.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF