Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: PROTECIONISMO E A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DO NOVO REGIME REGIME AUTOMOTIVO E DO INOVAR AUT\O
Autor(es): VICTOR MARCOS BAPTISTA AMARANTE
Colaborador(es): ROBERTO GERALDO SIMONARD SANTOS FILHO - Orientador
Catalogação: 25/AGO/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72638@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72638
Resumo:
A indústria automobilística tem um papel relevante para a economia: ela é uma grande geradora de empregos, além de possuir alto valor agregado no processo produtivo e ser geradora de tecnologia. Por possuir estas características, governantes de diversas regiões do mundo utilizam políticas de incentivo tributário para atrair montadoras para dentro de seus países ou regiões. O Brasil não é exceção, e desde a década de 1950 políticas deste caráter foram utilizadas a fim de promover a industrialização e o desenvolvimento econômico local, tendo como políticas industriais mais recentes o Novo Regime Automotivo, de 1995, o Inovar Auto, de 2012, e o Rota 2030, de 2018. Diante deste fato, torna-se importante analisar os impactos que as mesmas trouxeram para a economia e qual o custo fiscal envolvido, afim de compreender os resultados destes programas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF