Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ECONOMIA COMPORTAMENTAL: UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR: O CASO FUNPRESP
Autor(es): CLAUDIO DOS ANJOS CARLOS JUNIOR
Colaborador(es): SHEILA NAJBERG - Orientador
DANIELA ALONSO FONTES - Orientador
Catalogação: 21/AGO/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72580@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72580
Resumo:
Este trabalho explora a aplicação da economia comportamental no contexto da previdência complementar, utilizando a Funpresp como estudo de caso. O objetivo foi analisar como os nudges (pequenos incentivos comportamentais) podem influenciar a decisão dos servidores públicos federais em contribuir para seus planos de previdência. O experimento envolveu o envio de e-mails com diferentes abordagens comportamentais-neutra, aversão à perda, viés do presente e norma social-para grupos aleatórios de participantes. Os resultados mostraram que o e-mail com aversão à perda obteve a maior taxa de abertura (24,3 porcento) e de contribuição esporádica (7,08 porcento), enquanto o viés do presente teve desempenho abaixo do esperado. A análise reforça a eficácia de estratégias baseadas em economia comportamental para incentivar poupança previdenciária, destacando a importância do enquadramento das informações e da percepção de perda na tomada de decisão.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF