Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: OS BENEFÍCIOS QUE A PRÁTICA REGULAR DE ATIVIDADE FÍSICA TRAZ PARA A SAÚDE FÍSICA E MENTAL
Autor(es): JULIA BINENBOJM RUBINO
Colaborador(es): DANIEL CORREA MOGRABI - Orientador
Catalogação: 19/AGO/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72505@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72505
Resumo:
O presente trabalho discute a importância do exercício físico na saúde física e mental. A prática de atividades físicas é inerente à condição humana e ao longo da evolução da espécie destacavam-se e sobreviviam aqueles que eram capazes de conseguir alimentos e se proteger dos perigos por conta de suas habilidades físicas. No mundo contemporâneo, o que se vê é exatamente o oposto, indivíduos que se exercitam cada vez menos por conta das “facilidades” de uma era pós-moderna em que o acesso é livre a tudo com o mínimo esforço físico. Entretanto, estar em movimento é fundamental para o bom funcionamento do organismo como um todo. O cérebro produz uma série de neurotransmissores, como as endorfinas, capazes de melhorar o estado de humor e proporcionar uma enorme sensação de prazer e bem estar. Por outro lado, a ausência ou diminuição na produção desses neurotransmissores é capaz de causar sérios danos à saúde, e, algumas das patologias mais comuns como a depressão, estão diretamente relacionadas com esse processo neuroquímico. Além da depressão, são abordadas outras patologias como os transtornos de ansiedade e a demência, que também se beneficiam por uma rotina de exercícios regular. Os tratamentos psicoterapêuticos aliados à medicação psiquiátrica, quando necessária, vem sendo as ferramentas mais utilizadas com pacientes que apresentam os quadros citados acima, porém, em todos esses cenários há espaço para implementação de exercícios físicos como complemento ao tratamento clínico. Os benefícios da prática regular de atividades físicas vão além da saúde física e englobam aspectos biológicos, emocionais e sociais.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF