Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: SOBRE UM OUTRO OUTRO: O SUJEITO EM QUESTÃO E O SINTOMA NA CONTEMPORANEIDADE
Autor(es): HALINE YOUSSEF EL TAWIL RAMOS
Colaborador(es): CARLA FARIA LEITAO - Orientador
Catalogação: 19/AGO/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72496@1
Resumo:
Este trabalho objetiva conceituar sujeito e subjetividade, de acordo com as teorias de Freud e Lacan, uma vez que o estudo da questão subjetiva se faz extraordinariamente atual no que diz respeito aos problemas que marcam a contemporaneidade. A agitação psicanalítica por conta do despontar de novas formas de sintoma ou, mais precisamente, do despontar de diferenças nas formas de gozo do sintoma, requer devida atenção. O sintoma é exatamente isso privilegiado no neurótico para produzir a manutenção do seu gozo e nos encontramos em um capítulo da história que exige o gozo a qualquer custo. Tal perspectiva produz inferências. Encontra-se o predomínio de uma sintomática não mais fundamentalmente apoiada na dimensão simbólica ou enquadrada no discurso do Outro, que tem como o eixo o significante mestre Nome do pai. O componente real da pulsão, que se soma ao integrante simbólico ou inconsciente do sintoma, é o exigente da satisfação do gozo pulsional que vem roubando a cena nos quadros sintomáticos contemporâneos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF