Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: INVESTIGANDO A INCLUSÃO: CONSTRUÇÃO ÉTICA E MORAL AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Autor(es): SERENA MOTA GONCALVES A DA MATTA
Colaborador(es): LUCIANA FONTES PESSOA - Orientador
Catalogação: 18/AGO/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72487@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72487
Resumo:
Falar sobre inclusão é, sem dúvida, um dos maiores desafios da sociedade nos dias de hoje e que se perpetua desde o passado. A educação inclusiva foi desenvolvida na década de 70 e engloba muito mais do que apenas pessoas com deficiência, e sim, suas famílias, escolas e sociedade como um todo. Sendo assim, o foco do presente estudo foi buscar a compreensão do processo de inclusão das pessoas com deficiências e a forma como a sociedade lida como as deficiências considerando as ideias de ética e moral desta sociedade. Foram relatadas as circunstâncias interativas que o mundo estabelece com o indivíduo, as relações dos professores, da educação, dos ambientes e toda a rede regular social. Assim, teve-se o intuito de avaliar como ocorre o processo de inclusão e imersão dos indivíduos dentro da sociedade, no contexto da classe comum, em que a maioria das pessoas, não apresenta tais necessidades. Acredita-se que essa situação traz impactos em relação às possibilidades de interação, comunicação e construção de conhecimento, tanto da sociedade quanto de quem sofre sendo excluído. O estudo foi conduzido no sentido de descrever como a falta de condições implica na não existência de um território comum, derivando consequências como a exclusão no lugar da inclusão, principalmente porque algumas instituições estão despreparadas para atender e acolher esses indivíduos. O mundo no transcorrer da sua história, se caracterizou pela visão elitista da educação onde a escolarização, na verdade é um privilégio de um grupo - uma exclusão que foi legitimada nas políticas e práticas educacionais na sociedade. A partir do processo de democratização da educação se evidenciou o paradoxo inclusão/exclusão, quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões normais da sociedade. Acredita-se que o estudo realizado possa contribuir para uma maior conscientização e reflexão sobre a relevância do cuidado, atenção e contextualização da Inclusão e sua realidade, no desenvolvimento infantil. O estudo buscou despertar a curiosidade e o interesse de se colocar a mão na massa e considerar mudanças nas crenças tão enrijecidas e nos preconceitos que se perpetuam dentro da sociedade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF