Título: | INVESTIGANDO A INCLUSÃO: CONSTRUÇÃO ÉTICA E MORAL AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL | ||||||||||||
Autor(es): |
SERENA MOTA GONCALVES A DA MATTA |
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Colaborador(es): |
LUCIANA FONTES PESSOA - Orientador |
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Catalogação: | 18/AGO/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72487@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72487 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Falar sobre inclusão é, sem dúvida, um dos maiores desafios da sociedade nos dias de hoje e
que se perpetua desde o passado. A educação inclusiva foi desenvolvida na década de 70 e
engloba muito mais do que apenas pessoas com deficiência, e sim, suas famílias, escolas e
sociedade como um todo. Sendo assim, o foco do presente estudo foi buscar a compreensão
do processo de inclusão das pessoas com deficiências e a forma como a sociedade lida como
as deficiências considerando as ideias de ética e moral desta sociedade. Foram relatadas as
circunstâncias interativas que o mundo estabelece com o indivíduo, as relações dos
professores, da educação, dos ambientes e toda a rede regular social. Assim, teve-se o intuito
de avaliar como ocorre o processo de inclusão e imersão dos indivíduos dentro da sociedade,
no contexto da classe comum, em que a maioria das pessoas, não apresenta tais necessidades.
Acredita-se que essa situação traz impactos em relação às possibilidades de interação,
comunicação e construção de conhecimento, tanto da sociedade quanto de quem sofre sendo
excluído. O estudo foi conduzido no sentido de descrever como a falta de condições implica
na não existência de um território comum, derivando consequências como a exclusão no lugar
da inclusão, principalmente porque algumas instituições estão despreparadas para atender e
acolher esses indivíduos. O mundo no transcorrer da sua história, se caracterizou pela visão
elitista da educação onde a escolarização, na verdade é um privilégio de um grupo - uma
exclusão que foi legitimada nas políticas e práticas educacionais na sociedade. A partir do
processo de democratização da educação se evidenciou o paradoxo inclusão/exclusão, quando
os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos
considerados fora dos padrões normais da sociedade. Acredita-se que o estudo realizado possa
contribuir para uma maior conscientização e reflexão sobre a relevância do cuidado, atenção e
contextualização da Inclusão e sua realidade, no desenvolvimento infantil. O estudo buscou
despertar a curiosidade e o interesse de se colocar a mão na massa e considerar mudanças nas
crenças tão enrijecidas e nos preconceitos que se perpetuam dentro da sociedade.
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