Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A DROGA DA ATUALIDADE: O SUJEITO ADICTO SOB A PERSPECTIVA PSICANALÍTICA
Autor(es): AMANDA BANDEIRA TELES
Colaborador(es): MONAH WINOGRAD - Orientador
Catalogação: 15/AGO/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72461@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72461
Resumo:
O trabalho busca, a partir de uma revisão bibliográfica, articular conceitos psicanalíticos vistos em Freud e Lacan com a produção de uma identidade e cultura adictas na contemporaneidade. Para isso, é feita uma contextualização do que é a sociedade pós-moderna e quais são suas principais características, explicando o sentimento generalizado de falta e desamparo. A partir da construção intrapsíquica, é tratada a problemática da dimensão paterna e narcísica do sujeito, bem como a forma que as exigências do supereu recaem sobre o projeto de vida do adicto. Por fim, o trabalho tem como proposta trazer aspectos clínicos a partir da compulsão à repetição e também são expostas referências clínicas das obras freudianas sobre as toxicomanias.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF