Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O IMPACTO DAS ALTERAÇÕES DE SONO SOBRE OS SINTOMAS POSITIVOS E A QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM ESQUIZOFRENIA
Autor(es): RAPHAELA DORNELLAS FONTENELLE
Colaborador(es): FELIPE KENJI SUDO - Orientador
Catalogação: 15/AGO/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72459@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72459
Resumo:
O presente trabalho buscou analisar as evidências na literatura acerca das relações entre as alterações do sono, sintomas positivos e qualidade de vida de pacientes esquizofrênicos. Os efeitos das dificuldades de sono sobre o funcionamento cerebral, tanto no aspecto cognitivo como na regulação de humor, podem levar ao agravamento dos sintomas, o que em última instância, contribuiria com a piora da qualidade de vida dos sujeitos. O método do estudo se consistiu em uma revisão narrativa sobre estes diversos e complexos temas. Entre os principais resultados, identificamos uma grande carência de estudos investigando as relações entre sono e sintomatologia psicótica, apesar das anormalidades de sono serem consideradas altamente prevalentes em sujeitos com Esquizofrenia. Por outro lado, a importância do sono sobre a qualidade de vida é reconhecida, segundo evidências da literatura. Apesar de poucos estudos publicados sobre o tema, é necessário manter um olhar mais cuidadoso com relação à uma boa qualidade de sono para os pacientes esquizofrênicos, proporcionando assim uma melhoria em seus sintomas positivos, diminuição de seu sofrimento e possível melhoria em sua qualidade de vida.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF