Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A DESPATOLOGIZAÇÃO DA TRANSEXUALIDADE E A PSICANÁLISE COMO UMA POSSÍVEL SAÍDA
Autor(es): LUIZA CENTIEIRO DE MEDEIROS RIBEIRO
Colaborador(es): MONAH WINOGRAD - Orientador
Catalogação: 15/AGO/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72456@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72456
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo central tematizar o processo de despatologização da transexualidade, por meio da investigação teórica de conceitos fundamentais que servem como alicerces deste percurso. Uma visita à psicanálise clássica que, já em seus primórdios, abordou a sexualidade de maneira inovadora, afastando-a de concepções médicas estritas e limitadoras será um dos passos intermediários. Posteriormente, concepções de caráter atual serão discutidas, visando um possível entrecruzamento da teoria queer com a psicanálise, abrindo espaço para possíveis novas reflexões a respeito da transexualidade e da despatologização dos sujeitos inseridos nesta problemática psíquica. A psicanálise é desvelada como uma possível saída despatologizante para a compreensão do tema, já que tem como um de seus operadores essenciais a singularidade do sujeito, regida por determinações inconscientes.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF