Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A TRADUÇÃO DE UMA ESCALA DE ATITUDE FRENTE A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
Autor(es): VICTOR DUAILIBE FRAZAO
Colaborador(es): JEAN CARLOS NATIVIDADE - Orientador
Catalogação: 15/AGO/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72448@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72448
Resumo:
Historicamente, a trajetória de uma pessoa com deficiência sempre passou por momentos complicados, preconceituosos e trágicos. Aquele que tinha deficiência estaria fadado a uma vida difícil e sem possibilidade de desejos ou ambições para algo maior e fora de seu atual contexto. Sendo a inclusão um assunto recente em nossa história, especialmente no cenário da sociedade brasileira, projetos, pesquisas e movimentos foram florescendo dentro de nossas culturas e tomando seu lugar de mudança nos pensamentos de diversos brasileiros. Com conscientização da dificuldade que uma pessoa com deficiência passa, surge a importância de medirmos em cada contexto da sociedade, escolas, trabalhos e meios sociais, como as pessoas agem e pensam frente a uma pessoa com deficiência. Essa pesquisa procurou traduzir um instrumento que mede níveis de atitude frente a pessoas com deficiência física para a língua portuguesa. Esse foi o primeiro passo para uma busca por evidências de validade para o contexto brasileiro desse instrumento. Acredita-se que, futuramente, essa escala possa ser usada em pesquisas de Psicologia Social com diferentes tópicos sobre o deficiente na sociedade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF