Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: AVANÇOS DA TECNOLOGIA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL: QUAL A SENHA PARA ESSA CONVERSA?
Autor(es): GIULIANNA DE AZEVEDO NASSER
Colaborador(es): LUCIANA FONTES PESSOA - Orientador
Catalogação: 15/AGO/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72440@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72440
Resumo:
O ser humano tem a tendência inata de uma busca por proximidade, que lhe confira proteção. Essa proteção proporcionada por figuras cuidadoras, atualmente se encontra atravessada pela tecnologia, que avança para uma computação cada vez mais interativa, que podem desencadear até mesmo sentimentos de apego nas crianças. A preocupação hoje, portanto, não se limita ao tempo de tela, mas, sim, caminha em direção aos avanços em relação ao estabelecimento de uma relação afetiva com as máquinas. O objetivo deste trabalho foi investigar sobre como a tecnologia tem impactado o desenvolvimento infantil, desde a construção do vínculo, passando pelas implicações inerentes aos avanços tecnológicos. Verificou-se que em tempos nos quais os cuidadores primários são reféns das máquinas e o vínculo com os filhos é atravessado pelo uso de eletrônicos, o estudo sobre a inserção destas ferramentas digitais e seus impactos no desenvolvimento infantil surge como um tema emergente a ser explorado. Não se pretende, através deste estudo, fazer uma crítica contrária ao avanços tecnológicos. A inserção da tecnologia na cultura tem seu lugar de importância, cabendo à sociedade, em geral, cuidar do contato com o tradicional, o livre brincar, manter a conexão entre passado e futuro, favorecendo um cenário de continuidade cultural. Acredita-se que o presente trabalho contribua para que familiares, profissionais da área de saúde e educação reflitam sobre como a revolução tecnológica está repercutindo na formação dos indivíduos. Em tempos no qual o tédio é temido e a tecnologia tem encontrado cada vez mais espaço para preenchê-lo é preciso facilitar cada vez mais o acesso à informação quanto aos impactos da tecnologia nas relações humanas, para que tal utilização possa ser mais intencional e menos anestésica, impactando menos na formação do vínculo dos indivíduos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF