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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: JOGOS ELETRÔNICOS E O BRINCAR: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES CRIATIVAS
Autor(es): MATEUS CAMOLESI PLASTINO
Colaborador(es): DANIELA ROMAO BARBUTO DIAS - Orientador
Catalogação: 14/AGO/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72431@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72431
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo discutir os possíveis efeitos do uso de jogos eletrônicos por crianças pequenas. Inicialmente são apresentados alguns trabalhos psicanalíticos brasileiros sobre o tema e as questões levantadas por eles, notadamente sobre esquema e imagem corporais e a capacidade de simbolização. Em seguida é trabalhado o conceito de desenvolvimento emocional primitivo de Donald W. Winnicott, com foco principal em sua visão sobre o brincar e a criatividade, trazendo assim novos instrumentos para pensar a questão proposta inicial. Por fim, no terceiro capítulo, são utilizadas ideias do psicanalista Serge Tisseron para melhor entender o conceito de virtual e para pensar o uso de jogos eletrônicos como possibilidade criativa.
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