Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: SABER FAZER POR MEIO DO CIRCO: A CONSTRUÇÃO DE UM LUGAR PARA O CORPO PSICÓTICO COM ELEMENTOS DA ARTE CIRCENSE
Autor(es): CATHERINE RUIZ MARQUES F DA CUNHA
Colaborador(es): MARCUS ANDRE VIEIRA - Orientador
Catalogação: 14/AGO/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72422@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72422
Resumo:
Por meio deste estudo são trazidas discussões acerca da construção do corpo para neurose e psicose, promovendo a aproximação das estruturas a partir dos escritos de Jacques Lacan. Antes de abrir a reflexão acerca do conceito de corpo e de que forma ele advém em ambas as estruturas, passamos pela trajetória do circo no Brasil e de que forma podemos relacioná-lo com a psicose, de que forma a arte circense e seus elementos pode ser pensada na promoção da assistência à loucura, pode ser utilizada como um recurso. Também são abordadas algumas contribuições da prática entre vários para a construção de um ambiente menos invasivo ao sujeito que se apresenta na clínica, e para isso, é trazido como base o trabalho que se constrói no CAPSi CARIM através do dispositivo que chamamos de Coletivo Clínico. Ao final do estudo, são apresentados fragmentos clínicos que ilustram de certa forma a construção de um saber fazer com sua própria miséria, a construção de uma clínica dos detalhes que não se dá pelo sentido e nem pelo furor interpretativo do analista. Este estudo visa apostar na possibilidade de contorno do corpo psicótico que não advém pela via fálica, e sim por elementos que disponíveis no espaço, podem vir a promover uma amarração subjetiva.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF