Título: | A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO VISANDO UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS | ||||||||||||
Autor(es): |
JOANA BARRETO CORRÊA |
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Colaborador(es): |
LUCIANA FONTES PESSOA - Orientador |
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Catalogação: | 14/AGO/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72421@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72421 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
No presente trabalho, buscou-se discutir sobre o processo de inclusão, a partir do mapeamento do contexto histórico da deficiência, com uma reflexão sobre o percurso da sua terminologia e também de suas classificações. Foram mapeados os marcos políticos e sociais que fizeram parte da construção da história da inclusão, principalmente pelas leis de defesa que se empenharam em assegurar os direitos das pessoas com deficiência. Focalizando no campo educacional, foi abordada a trajetória da educação, desde os períodos de exclusão e de segregação até os processos inclusivos, apresentando conceitos importantes para compreender
a educação especial e quais impedimentos estes modelos de ensinos geraram. Foi ressaltada a importância da educação inclusiva de pessoas com deficiência nos espaços de ensino regulares, comprovando os benefícios do contato entre os alunos para o desenvolvimento pessoal, social e acadêmico de todos. Além disso, foi destacada a necessidade de uma rede multidisciplinar de apoio direcionada a pessoa com deficiência e os caminhos possíveis que a instituição de ensino pode trilhar para proporcionar o melhor, incluindo estratégias pedagógicas, planos educacionais adaptados e principalmente uma reorganização e formação docente engajada nesta construção. Junto a isso, a função da escola e o papel do professor, que imprescindivelmente deve exercitar uma concepção crítica e comprometida, focando na importância relação professor aluno para o sucesso na aprendizagem e no desenvolvimento. Apesar de inúmeras conquistas e pontos positivos, o processo inclusivo ainda se depara com grandes desafios e dificuldades de implementação, devido aos problemas estruturais do país, como a desigualdade, pela falta de recursos para investir em educação, pelo preconceito em relação às diferenças e pela falta de engajamento das pessoas pela luta da inclusão.
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