Título: | CRESCER NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO BRASILEIRO E SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL | ||||||||||||
Autor(es): |
JULIA RODRIGUES CRUZ |
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Colaborador(es): |
JULIANE CALLEGARO BORSA - Orientador |
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Catalogação: | 14/AGO/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=72419@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72419 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho teve o objetivo de compreender como o contexto político, econômico e social brasileiro pode influenciar o desenvolvimento das crianças. Para tanto, duas teorias da Psicologia foram privilegiadas por enfatizarem o contexto em que o desenvolvimento ocorre no entendimento desse processo: A teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, de Urie Bronfenbrenner e a Perspectiva Sócio histórica de Lev Vygotsky. Além disso, foram apresentados dados da realidade brasileira, para contextualizar o local que essas crianças se desenvolvem, levantando questões como pobreza e desigualdade, das mais diversas formas. Posteriormente, articularam-se com as concepções teóricas apresentadas. Ademais, foram utilizados os conceitos de fator de risco e de proteção, com o intuito de compreender melhor como ocorre a influência desse contexto. E por fim, foram trazidos exemplos de políticas públicas já vigentes no país, que podem ser vistas como fatores protetivos. Pretendeu-se promover reflexões acerca do tema, compreendendo que o investimento e o cuidado com a infância são fundamentais para a construção de um país com mais igualdade e possibilidades.
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